top of page

Blog da Inova e-Business

Transformando suas idéias em negócios online.

  • Redação

Smartphones sem Apps? Como a IA vai transformar nossa realidade nos próximos 3 anos

À medida que avançamos para 2024, o conceito de smartphones operando sem a necessidade de aplicativos tradicionais, graças ao poder da Inteligência Artificial (IA), está começando a tomar forma. No Mobile World Congress (MWC) 2024, a Deutsche Telekom apresentou uma visão inovadora para o futuro da mobilidade digital: um smartphone que utiliza um assistente de IA para substituir a necessidade de múltiplos aplicativos​​. Este conceito não é apenas uma prova do avanço tecnológico, mas também um vislumbre de como a interação com nossos dispositivos móveis pode se tornar mais intuitiva e eficiente.


O assistente de IA, desenvolvido em colaboração com a Qualcomm Technologies, Inc. e a Brain.ai, atua como um concierge digital, compreendendo os objetivos do usuário e cuidando dos detalhes, desde a reserva de viagens até a edição de fotos e vídeos​​. Este avanço representa um marco importante na forma como visualizamos a funcionalidade dos smartphones, prometendo uma era onde a simplicidade e a personalização estão na vanguarda da experiência do usuário. Além disso, a MWC Barcelona 2024 destacou a IA generativa (GenAI) como um tema central, refletindo sobre o crescimento, impacto e potencial desta tecnologia.


A GenAI está pronta para revolucionar a maneira como trabalhamos, vivemos e interagimos, prometendo contribuições significativas para a economia global e aumentando a produtividade e eficiência nos negócios​​. Este foco na humanização da IA sugere um futuro onde a tecnologia não apenas melhora nossas vidas, mas também se integra a elas de maneira responsável e confiável.


A pesquisa da Counterpoint indica que, de 2024 a 2027, mais de 1 bilhão de smartphones GenAI serão enviados, com a Samsung e a Qualcomm liderando o mercado inicialmente. Espera-se que esses dispositivos, otimizados para executar modelos de IA generativa, transformem significativamente a interação do usuário, oferecendo experiências hiperpersonalizadas e soluções inovadoras​​. Este crescimento exponencial sublinha a rápida adoção da IA nos smartphones e seu potencial para remodelar o setor de tecnologia móvel.


A transição para smartphones sem apps, impulsionada pela IA, está preparada para oferecer uma nova dimensão de conveniência e personalização. À medida que exploramos este novo horizonte tecnológico, é crucial considerar as implicações de privacidade, segurança e governança que acompanham esses avanços. Com empresas como a Deutsche Telekom liderando o caminho, estamos à beira de uma revolução que redefine nossa relação com a tecnologia, prometendo um futuro onde nossos dispositivos se adaptam a nós, e não o contrário.


Para mais detalhes sobre esta inovadora abordagem dos smartphones sem apps e o impacto da IA generativa, visite os sites oficiais da Deutsche Telekom​​, MWC Barcelona 2024​​, e Counterpoint Research​​.

14 visualizações

Outras publicações

bottom of page