Com mais de 40 aquisições e fusões de empresas desde 1990, a Adobe incorporou mais uma gigante por 20 bilhões de dólares, o Figma.

O mercado reagiu, as ações da Adobe despencaram mais do que 15%, segundo a Adobe, devido a uma previsão mais baixa, não relacionada à aquisição recente. O valor das ações estão nos mesmos patamares do início de 2020.

Numa análise de marketshare, o Figma está à frente, atuando em mais países e com o dobro de público, suas funcionalidades são superiores o produto da Adobe, o XD, em questão de funcionalidade. Já sobre ecossistema, o XD é o vencedor.
Sobre preços, o Figma tem planos de entrada, ao contrário do XD que necessita de uma conta, mesmo que o consumo for mínimo.
Sendo assim, temos duas grandes diferenças entre ambos: funcionalidades e preços. É isto que leva aos temores do mercado, o que justificaria, talvez, uma queda de ações e um receio do mercado: o mesmo ocorreu na compra da Macromedia:
O que será do Figma? Será que vão desconstruí-lo, para torná-lo uma ferramenta única no futuro próximo? Um Adobe XD com características incorporadas do Figma?
Opinião da Inova
Ficaremos atentos às mudanças em funcionalidades e abandonaremos, se necessário, uma delas em prol de melhor funcionalidade, pois no fim das contas, o que importa é a demonstração da prototipação ao cliente final e também à facilidade de uso do designer, PO e todos os envolvidos.
Mais informações: