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  • Redação

Push notification é mais efetivo que e-mail marketing!

Esta é a verdade que ninguém está falando! A decisão em investir em push notification apoia varejos, indústrias e o setor de serviços a aproximar-se dos seus clientes de maneira muito mais efetiva!



O e-mail marketing surgiu como uma técnica de mala direta, generalista, muitas vezes sem foco e público-alvo definido. Ele depende do seu domínio não ser incluso em black list (listas de bloqueio de domínios convencionais) além de necessitar ter diretrizes para remoção de e-mail, sob possibilidade de estar ferindo a LGPD. Para ter um disparo consistente, você precisa de uma empresa intermediadora para fazer "certo".


Por outro lado, o push notification é segmentado, direcionado e eficaz, pois é possível categorizar o cliente numa base de dados, utilizando as informações de sua própria conta no App. O cliente pode decidir receber ou não as notificações, pois os próprios dispositivos tem esta opção, trazendo o conforto que um e-mail marketing não trás. Além disso, não está sob a égide de nenhuma lei (até agora), o que incorre em menos preocupação para a empresa. Por fim, não é necessário nenhum intermediário para isto, o ROI deste tipo de ação é impressionante.


Push notification é mais barato


Como o push notification é algo acoplado à um ativo que entregamos por meio de um App, não é necessário intermediários (embora hajam alguns), pode-se fazer um desenvolvimento sem nenhum deles.


Exemplo: clientes da Inova e-Business tem integração direta com Firebase e/ ou OneSignal, o qual é possível fazer o disparo diretamente pela ferramenta ou ainda criar um administrativo para fazer este disparo, assim como uma mensagem.


O push notification automático é uma saída inteligente para reduzir custos de campanhas e pessoal


Assim como os e-mails para um site ou app, o push notification permite a inclusão de uma régua de comunicação inteligente com o cliente final, alguns exemplos:

  • Carrinho abandonado;

  • Cupons de descontos;

  • Recuperação de cliente inativo;

  • Sugestões de produtos;

  • Promoções;

Sendo assim, o time de marketing não trabalha apenas para disparar campanhas e sim para montar campanhas inteligentes para seus clientes se interessarem ainda mais fidelizando-se à marca;


É possível mensurar a sua efetividade com Google Analytics, Adobe Analytics, Yandex e outros


Você pode fazer referências que permitam, através do "deep link" - tecnologia própria para links externos abrirem telas no App - mensurar a efetividade dos seus pushs notifications, sejam eles manuais (disparados por alguém da equipe de marketing) ou automáticos (que seguem uma régua de comunicação com os clientes).


Os cuidados no uso do push notification



Nem tudo são flores, é importante um cuidado especial ao tratar o push notification. Assim como "uma mensagem no WhatsApp inapropriada ou repetitiva", o push notification demasiado pode fazer com que os remetentes simplesmente bloqueiem os alertas, ou pior, excluam o App! Por isso, antes de fazer os envios, é importante consultar a sua empresa de desenvolvimento sobre as melhores práticas.


Como começar?


O push notification só funciona em Apps, portanto para fazer o push notification, é necessário desenvolver e ter esta versão no dispositivo dos seus clientes. A Inova e-Business sugere algumas saídas para incentivar o download do seu App. Algumas empresas que usam esta estratégia que você pode verificar!

  • Mercado Livre

  • Amazon

  • Kabum

  • Wish

  • Shein


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