Análise Swot em 10 minutos

ESTRATÉGIA COMEÇA COM AS metas, que naturalmente vêm em seguida à missão da entidade. Mas, para fins práticos, as metas não podem existir isoladamente. Elas são fundamentadas pela percepção contínua do ambiente externo e das capacidades internas da organização.

Hardvard Business Essentials

Matriz SWOTO planejamento tendo por perspectiva as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (Strenghtsm Weaknesses, Oportunities, Threads) recebe o acrônimo de Matriz SWOT.

Tem como propósito pontuar, de forma fácil, rápida e concisa quais são as qualidades e defeitos que a empresa contém para que decisões possam ser tomadas sob o cenário atual de uma empresa.

Deve ser encarada de modo realista e deve-se analisar bem que irá gerá-la, para que não seja tendenciosa (ex. matrizes que serão mostradas para um acionista da empresa pelos seus diretores).

Uma rápida análise de como descrever cada ponto:

Ambiente Interno – Forças e Fraquezas

.. Frente aos seus concorrentes, o que deve ser visto internamente para uma mudança positiva (ou negativa). Exemplos:

  • Desempenho corrente;
  • Poder da marca;
  • Portifólio de produto;
  • Pipeline de P&D;
  • Domínio técnico;
  • Habilidades dos funcionários;
  • Cultura da empresa.
Ambiente Externo – Oportunidades e Ameças

.. Correspondente à evolução de mercado, o ambiente no mercado e futuro. Exemplos:

  • Clientes;
  • Restrições de preço;
  • Concorrentes;
  • Questões de distribuição;
  • Tecnologia;
  • Macroeconomia;
  • Regulamentação;
  • Tendências de estilo de trabalho;
  • Principais incertezas;
  • Fornecedores;
  • Parceiros em potencial.

DICAS PARA FACILITAR SUA ANÁLISE:

Sucesso

  1. Escolha alguém de confiança para lhe ajudar na pesquisa, preferencialmente que não ganhe nem perca com os resultados, uma opinião neutra;
  2. Monte uma equipe com esta pessoa de confiança, preferencialmente uma de cada setor;
  3. Faça um brainstorm dos pontos fortes da empresa;
  4. Registre todas as sugestões em um flip chart evitando repetir as opiniões;
  5. Consolide idéias similares com uma central;
  6. Faça com que todos vejam claramente as idéias;
  7. Identifique três maiores pontos fortes;
  8. Resuma os pontos fortes da sua empresa;
  9. Os mesmos passos para pontos fortes, faça para os fracos.

Mais informações em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

Luecke, Richard – Estratégia /  Richard Luecke; consultoria de David J. Collis; tradução 3. ed. por Rita magalhães Vinagre – 3. ed. – Rio de Janeiro: Record, 2009. (Harvard Business Essentials).



WhatsApp chat